A história do Carnaval tem origem brasileira, certo? Errado!

A história do Carnaval tem origem brasileira, certo? Errado!

17 de Fevereiro, 2020 0 Por Patricia Diniz

A origem e a história do carnaval; Quando começou, aonde e como se deu o início dessa festa que, no Brasil, movimenta tantas pessoas?

A origem e a história do Carnaval não é brasileira

Comemoração que ocorre todos os anos, durante a noite e o dia por cerca de uma semana – ou mais. O Carnaval é uma festa que começou a ser comemorada há milhares de anos, na Antiguidade: eram grandes festividades pagãs, que ocorriam entre Novembro e Dezembro, eventos cheios de bebidas e comidas onde eram celebradas as colheitas e as divindades. Já na Idade Média, a Igreja Católica incorporou essa antiga festividade ao seu calendário, ocorrendo em fevereiro ou março, começando no sábado e se estendendo até a terça-feira seguinte. Acaba na quarta-feira de cinzas, dia em que inicia a quaresma – quarenta dias sem consumir carne, até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

Os bailes de máscaras começaram a surgir no século XIII, na Europa, foram as primeiras festas a fantasia, e somente as pessoas nobres da época podiam frequentar. Essas festas foram se popularizando mais e mais, da Itália para o restante da Europa.

É claro que essa é uma das várias versões existentes sobre a origem do Carnaval. Precisamos fazer uma observação aqui, antes de adentrarmos ao assunto: existem diversos autores que contam a história do Carnaval de diferentes perspectivas. Nélio Arantes, que publicou a “Pequena história do Carnaval” na Revista Portal, em 2013 (p. 3), trouxe algumas versões:

A origem do nome Carnaval

Segundo a revista Super Interessante, “Havia até uma espécie de “bisavô” dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de carrum navalis, algo como “carro naval”, pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra ‘carnaval'”. Mas a maior parte dos especialistas e das fontes encontradas, diz que a palavra Carnaval tem origem na expressão latina: carnem levare, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. Essa versão tem raízes no fato que explicamos anteriormente, quando dissemos que a Igreja Católica incorporou essas festividades, e elas passaram a marcar os últimos dias de liberdade antes das restrições impostas pela quaresma.

Quando começou a história do Carnaval no Brasil

Feitas as observações, comecemos a nossa história. No Brasil, o carnaval começou a ser comemorado desde a vinda dos portugueses, entre os séculos XVI e XVII, através do entrudo – festa de origem portuguesa, que significa “começo” ou “entrada” para as festividades da Quaresma. Nessas festas todos participam, pessoas de todas as classes, dos mais ricos aos escravos. No entanto, vale dizer que, no início, o entrudo era uma festa suja e violenta, apesar de representar momentos felizes, que envolvia que as pessoas jogassem farinha, goma, barro, lixo entre outros, em outras pessoas nas ruas. E essa atividade permaneceu muito popular até o século XIX. 

Com a passagem da monarquia para a República, o entrudo na rua foi perdendo forças – segundo diversas fontes consultadas, pode ter havido pressão das autoridades para que isso acontecesse. Enquanto ele perdia força nas ruas, a população mais abastada do Rio de Janeiro criava os bailes de carnaval em clubes e teatros e as sociedades, como Congresso das Sumidades Carnavalescas, para então desfilar nas ruas da cidade – para que as festas não parassem. Com o tempo, as famílias – que antes não participavam do entrudo – passaram a participar desse novo formato criado pelas classes médias dentro de sociedades e clubes. A partir desse momento, as festas voltaram a fazer parte da vida de diversas camadas da população.

Datas importantes na história do Carnaval

Ainda no século XIX, surgiram as marchinhas de carnaval, com destaque para Chiquinha Gonzaga e sua música “Ô abre alas”, já o samba surgiu somente pela década de 1910, com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida.

Em 1920, entre as classes mais populares surgiu a primeira escola de samba, a “Deixa Falar”, fundada em 1928, que daria origem à escola Estácio de Sá. Outra escola de samba pioneira foi a “Vai como Pode”, atualmente conhecida como Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento dos cordões e ranchos, e a primeira disputa entre elas ocorreu no Rio de Janeiro, em 1932.

A partir da década de 1960, o carnaval carioca, juntamente com o samba, passou a tornar-se uma importante atividade comercial e a prefeitura do Rio de Janeiro começou a instalar arquibancadas na Avenida Rio Branco e a cobrar ingressos de quem quisesse assistir ao desfile. 

Em 1983, o maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, projetou o Sambódromo ou a Passarela do Samba em tempo recorde para o carnaval 1984. Em São Paulo, as escolas desfilam no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, nome oficial do Sambódromo do Anhembi.

Carnaval no Nordeste Brasileiro

Surgiu na Bahia, no final do século XIX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas – algumas das versões trazem que o Carnaval, originalmente, em seu início, era muito praticado por escravos de portugueses vindos da África ao Brasil. Mas essa teoria é a menos encontrada – pode ser que tenha havido uma mistura entre as histórias em determinado momento e que a origem tenha se dado de mais de uma forma. Decidimos deiXar vocês com ambas as versões.

Também nesse período, surgiu a dança frevo, popularizada em Recife, e o maracatu, em Olinda. Em 1950, surgiram os trios elétricos, na cidade de Salvador, com Dodô e Osmar (dupla musical) ao utilizarem um velho caminhão para colocar em sua caçamba instrumentos musicais por eles tocados e amplificados por alto-falantes, desfilando pelas ruas da cidade e fizeram um enorme sucesso!

Carnaval de Rua – a cada ano, os blocos de rua tomam proporções ainda maiores e atingem os mais diferentes públicos durante todo o mês de fevereiro e até mesmo nos meses de janeiro e março. As cidades mais conhecidas por seus carnavais de rua são: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife, confira a programação do Carnaval de Rua nas principais cidades no link.

O Carnaval brasileiro tomou proporções gigantescas ao longo do século XX, ocorre em todo o território nacional e é parte fundamental da identidade do Brasil em todo o mundo. Uma data carregada de história, cultura e tradições e alegria! No próximo texto vou demonstrar, através de dados do Carnaval de 2019 e até mesmo dados do Carnaval de 2020, a importância do carnaval para o Turismo!

Referências 1 2 3 4 5 6 7 8

Author: Patrícia Diniz

Turismóloga, o que me move é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos: atuo na área de agenciamento e consultoria há mais de 8 anos. Atualmente, lidero e coordeno a filial da Egali Intercâmbio em Maringá/PR, além de ajudar muitos intercambistas a tirarem a ideia do papel! Para mim, antes de qualquer outra coisa, Turismo é oportunidade