Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Olá galerinha, nesse texto vamos falar da tipologia de eventos competitivos, mas primeiramente duas perguntas: 1. qual a característica marcante desse evento?; 2. E qual a sua importância para o organizador?
Sua característica mais marcante é a competição, os participantes disputam troféus e prêmios; para isso devem realizar o cumprimento de várias etapas e tarefas que possuem graus maiores e menores de dificuldade.
Para o organizador é imprescindível entender sua classificação, que para nós muitas vezes parece a mesma coisa, mas as regras e as etapas são muito bem definidas e o organizador deve ter domínio de todas elas. As tipologias se dividem em concursos, gincanas, torneios, campeonatos e olimpíadas.
Conteúdo do artigo
Eventos competitivos: Concurso
Os concursos possuem espírito competitivo, embora não enfatizam a força física ou talentos esportivos. Esse tipo de evento possui um júri técnico especializado, e pode ser realizado em um dia ou vários dias. Se pensarmos nas características um concurso, pode ser de dança, matemática, ciência, para pessoas, para animais, de beleza, literatura e vários outros segmentos que se encaixam nessa tipologia. Ele pode ser a nível regional, estadual, nacional e mundial, um exemplo que todos conhecem são os famosos concursos de Miss, da cidade, do Estado, do país, do Universo.
Eventos competitivos: Gincana
A gincana nos remete a infância, muitos de nós já participamos de ao menos um evento desse tipo na escola. Sua característica marcante são as tarefas. Nesse tipo de competição, os participantes possuem um mesmo objetivo, um conjunto de tarefas que todos devem cumprir para chegar ao final da competição. Pode ser dos variados assuntos também, escolar, temas de feriados de calendário como páscoa, escolar e até a gincana da amarelinha, uma das brincadeiras mais antigas.
Eventos competitivos: Torneio
Os torneios possuem regras estabelecidas e o número de participantes são limitados. Em cada fase os participantes vão sendo eliminados, chegando a um número de dois participante, que é a última fase para definir o vencedor. Percebam que diferente do concurso, não se tem um júri que irá definir o vencedor, são as etapas de eliminação que definem o vencedor.
Eventos competitivos: Campeonato
Os campeonatos são bem parecidos com os torneios, mas geralmente são voltados para as competições esportivas. É normal nos depararmos com campeonatos que na realidade são torneios, um exemplo campeonato de matemática, na realidade não é um campeonato, pois os participantes não dividem o mesmo espaço de jogo, por isso é um torneio. Outro exemplo e esse é bem comum é o Xadrez, um jogo de tabuleiro, muitas vezes sendo chamado de campeonato e outras de torneios. É importante salientar que é um campeonato, pois os participantes interagem em um mesmo espaço de jogo. Essa é a diferença que devemos notar para nomearmos os campeonatos e os torneios, a divisão do espaço do jogo entre os participantes.
E chegamos as tão famosas Olimpíadas, o que são as Olimpíadas?
Nada mais que torneios e campeonatos, isso mesmo ela não é uma tipologia única, ela pertence a duas tipologias de eventos. Ela tanto pode ser um campeonato, dividindo um espaço ou um torneio onde participante depende do espaço do jogo para si. Um exemplo de torneio encontrado nas Olímpiadas, o salto com vara, uma modalidade de atletismo, onde o participante corre com uma vara enorme e precisa saltar e atingir uma altura mínima estabelecida pelo comitê organizador. Um exemplo de campeonato são as competições de vôlei, onde os participantes interagem no mesmo espaço.
Então galerinha é isso, essa é a classificação da tipologia de eventos competitivos, e já que estamos falando em eventos competitivos, no próximo texto vamos falar de quatro Arenas que foram construídas para a Copa do mundo FIFA 2014, às Arenas Nordeste.
Espero vocês, até lá!
Outros posts da Série Eventos
Série Eventos Turismologia: classificação dos eventos (1/7)
Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Série tipologia de eventos: Encontros técnicos e científicos (4/7)
Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Fontes: BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002 & Estratégias para os eventos, de Janaina Britto e Nena Fontes, 2006.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.