Turismo e seu papel no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Turismo e seu papel no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

16 de Agosto, 2018 0 Por Daniel Abel

Durante os últimos 100 anos o mundo se desenvolveu em conhecimento e tecnologia como ele nunca havia se desenvolvido. A aceleração que a tecnologia trouxe a atual sociedade fez com que regiões do mundo alcançassem níveis de qualidade de vida, saúde e educação talvez inimagináveis. Porém, esse processo de desenvolvimento no mundo não ocorreu de forma homogênea. Enquanto regiões se desenvolveram de forma acelerada e organizadas, outras nem sequer tiveram desenvolvimento. Isso fez surgir uma problemática no cenário mundial. O desenvolvimento trouxe à visão mundial a questão da mudança de clima causado pela tecnologia de produção e a desigualdade, a grande causa da fome pelo mundo.

Em 2015, líderes mundiais se reuniram na sede da ONU em Nova York e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem paz e prosperidade. A esse plano de ação foi dado nome de Agenda 2030 ao qual países e partes interessadas buscam medidas ousadas e transformadoras que direcionem o mundo a um caminho sustentável e resiliente; a fim de libertar a raça humana da tirania da pobreza e cuidar do nosso planeta. Para isso foram desenhados 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que devem ser aplicados até 2030. Eles se constroem sobre o legado dos objetivos de desenvolvimento do milênio. São integrados e indivisíveis equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável:  a econômica, social e ambiental.

Turismo, hotelaria e desenvolvimento social.

O Turismo e a hotelaria agem como um mecanismo de troca de riquezas entre nações, regiões e a criação de empregos diretos e indiretos. Segundo a Organização mundial do turismo (OMT) a atividade é responsável por 5% do PIB mundial e responsável por 6% de exportação em serviço sendo o quarto maior setor de exportação do mundo, ficando atrás somente de combustíveis, químicos e produtos automotivos. Responsável por 235 milhões de empregos pelo mundo, ou seja, 1 em cada 12 empregos.

Em muitos países em desenvolvimento ou até em países desenvolvidos turismo é a forma mais viável e sustentável de desenvolvimento econômico, e a principal fonte de recursos financeiros estrangeiros. Os investimentos tragos pela atividade permeiam diferentes grupos da sociedade. Se gerenciado com um forte foco na redução da pobreza, pode beneficiar diretamente os grupos mais pobres com a criação de empregos em empreendimentos turísticos locais, como hotéis por exemplo.

A atividade caracterizada por duas tendências que são a consolidação dos destinos já visitados e a expansão para novos destinos, permite a exploração de regiões desconhecidas e menos favorecidas pelo poder econômico; promovendo desenvolvimento regional e garantindo a criação de empregos em regiões antes desconhecidas. Algumas características do turismo favorecem o desenvolvimento dessas regiões e países de baixo desenvolvimento;

  • A valorização de aspectos locais:  A natureza, paisagens, bem-estar, lugares nunca vistos são valorizados dentro da atividade na busca por novos destinos, pelo novo. Uma região rural não valorizada em outra atividade econômica, pode ser muito importante para a atividade turística. O aspecto local e a busca por experiência proporcionam ao turismo desenvolver lugares remotos
  • A acessibilidade aos mais pobres: Sabemos que o turismo é um sector de bastante trabalho e muito deles manuais. É uma atividade econômica feita de pequenas empresas e muito dos empregos são acessíveis as pessoas mais pobres, uma vez que se necessita de uma mão de obra em um primeiro momento pouco qualificada e com pouco investimento.
  • A conectividade: O turismo necessita de uma cadeia ampla de abastecimento, principalmente nos hotéis. Pois precisam de fornecedores para alimentos, produto de limpeza, enxoval, fardamentos, entre demais itens utilizados pelo hotel e pela atividade. Essa supply chain demanda de outras empresas menores, as quais também garantem emprego e desenvolvem a região.
  • A ligação entre produtos e consumidores:  Turismo é uma atividade de traz os consumidores aos produtores. Em regiões pobres essa interação traz benefícios intangíveis para as comunidades.

Turismo, hotelaria e sustentabilidade: 

Sabe-se que o turismo além dos benefícios pode trazer grandes impactos a um destino, principalmente quando falamos de meio ambiente. As grandes demandas a um destino podem trazer malefícios quando nos referimos a produção de lixo, consumo de água sem controle e degradação do meio ambiente.

Porém como parte desse movimento mundial para garantir um planeta mais saudável. Hotéis e empresas do turismo tem trabalhado e buscado formas mais sustentáveis (verdes) de desenvolver suas atividades. A sustentabilidade no setor tem exigido objetivos sustentáveis mais certos em parceria com os novos avanços da tecnologia e inovação contínua. A atividade pode promover e fortalecer modelos de uma economia mais circular, pois interage com vários setores da economia. A interação produtor e consumidor se gerenciada de forma correta pode criar impactos positivos e duradouros de sustentabilidade dentro do setor.

Hotéis pelo mundo já estão desenvolvendo ações de melhorias e redução de custo na busca por preservar o meio ambiente. Entendemos também que muitos tomam essas ações, pois ser sustentável aos olhos dos clientes traz uma nova perspectiva e visão da empresa. O sentimento que estão sendo cuidado não somente na hospedagem, mas na construção de um mundo melhor. Essa influência seja por imagem ou por efetivamente buscar a preservação tem sido benéfica para a natureza e para um mundo mais justo e sustentável.

Turismo e o seu papel na agenda 2030:

Como sociedade ficamos felizes em saber que a atividade que mais cresce no mundo tem se desenvolvido buscando garantir a igualdade e sustentabilidade. Mas também entendemos que ainda é muito pouco diante do desafio e oportunidade que o turismo e a hotelaria têm diante da sociedade. No Brasil, o turismo ainda está a pequenos passos se compararmos a Barcelona e a Las Vegas. Então como profissionais nos cabe o esforço de desenvolver a atividade e garantir que os 17 objetivos desenhados pela ONU possam gerar resultados significativos para um planeta mais justo. É nossa responsabilidade cumprir a agenda.

 

Referências (1) (2) (3) (4) (5) (6)

Author: Daniel Abel

Atualmente exerce cargo de liderança na hotelaria no setor de Eventos, após ter sido trainee do grupo BHG (Brazil Hospitality Group). MBA em Negócios pela Universidade Potiguar, Bacharel do Turismo pela Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte.