Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Vamos entrar no mundo das exposições! Mas, antes, vamos recapitular: por que a tipologia dos eventos é tão importante? Porque ela destaca a característica mais marcante do evento, ou seja, seu objetivo. Cada evento tem um objetivo, portanto a tipologia ajuda a entender qual tipo de evento será o ideal. Como exemplo, vamos utilizar a tipologia de hoje: as exposições. Neste caso, a tipologia utiliza a nomenclatura exposições para classificar as feiras, exposições, roadshows, showcaisngs, mostras, salões e vernissages.
Feiras
Então vamos começar a falar das feiras. Quem já parou para pensar na história das feiras? As feiras são o meio mais antigo de comercio. Sua origem não é certa, mas seus eventos são datados desde de 500 a.C., considerada um evento sociocultural e econômico proveniente de um aglomerado de pessoas e barracas, onde são comercializados diversos tipos de produtos.
Feiras horizontais vs. verticais
As feiras horizontais são bem parecidas com as feiras históricas, pois reúnem diversos segmentos em um mesmo lugar, um exemplo é a Feira de Utilidades Doméstica, onde se encontra de eletrodomésticos a prataria.
As feiras verticais ou setoriais elas apresentam uma categoria de serviço, tecnologia ou mercado; e um exemplo é uma feira de profissões do turismo, que trata do profissional que trabalha com o turismo.
Esse evento é muito interessante para o profissional do turismo, principalmente se ele for itinerante, que significa que a feira vai de um lugar para outro. Existe uma pesquisa que é desenvolvida pelas empresas juntamente com as promotoras dos eventos, para saber se a cidade tem o perfil desejado para sediar a feira. Uma das empresas que trabalha com essa pesquisa é a Convention Bureau, que entrega um dossiê da cidade para o cliente interessado em fazer evento. O profissional do Turismo trabalha nessa pesquisa, levantando os acessos da cidade, transporte, hotéis, auditório, aeroporto e vários outros itens que são necessários para realização do evento.
Exposições
As exposições são um tipo de feira, mas diferente das feiras, as exposições possuem caráter informativo, não possuindo vendas no local. Elas exibem publicamente criações de caráter artístico, produtos e serviços de um ou mais segmentos. Por ter o mesmo formato das feiras, o profissional do turismo vai atuar na mesma dinâmica, fazendo esse dossiê da cidade para levar até o cliente. Outra forma de atuação do turismólogo é na própria organização do evento, auxiliando na reserva de hotéis, das passagens, dos passeios aos atrativos turísticos da cidade e do transporte também; para essas empresas o turismólogo funciona como uma grande ferramenta de pesquisa, e é mais um segmento do mercado em que o profissional do turismo pode atuar.
Roadshow
O Roadshow é uma exposição que vem conquistando os mercados e clientes. Essa exposição é feita por carretas ou ônibus e sempre muda de lugar. Uma forma desse tipo de exposição é JustShow, um evento da área de direito, em que leva o tribunal para ruas. O profissional do turismo atua na organização desse tipo de evento, e nesse momento é que nós, como turismólogos, precisamos nos afastar do pensamento que turismo está ligado somente a deslocamento. O turismólogo pode atuar em todos os tipos de eventos, justamente por servir como uma ferramenta de pesquisa, entender o público alvo do evento e a cidade como um todo.
Showcasing
O Showcasing é um tipo de exposição que possui uma característica interessante, pois, os produtos ficam expostos em vitrines, e o contato com o vendedor é feito por telefone, que são instaladas em cabines no próprio local. Com o avanço da tecnologia essas cabines estão cada vez mais raras de encontrar, hoje na maioria das vezes são feitas por aplicativos nos celulares e o contato com os vendedores estão expostos nos produtos.
Mostra
A Mostra é uma exibição de produtos, bens públicos e produções artísticas, geralmente acontecem dentro de eventos maiores como feiras.
Salões
Os Salões não possuem venda direta, geralmente é uma apresentação de novas tecnologias de produtos exclusivos, um exemplo é o Salão do Automóvel. As empresas automotivas colocam em exibição seus protótipos de carros ou motos, apresentando as suas novas tecnologias.
Vernissages
As vernissages são exposições que reúnem vários artistas, sobre um ou vários temas, e possui venda direta. Ela serve como um pré-evento de outro maior. Serve-se um breve coquetel após as apresentações das obras.
Em todas essas tipologias, o profissional do turismo trabalha como uma ferramenta de pesquisa, e esse papel é muito importante para o agente em eventos. O turismólogo possui uma dinâmica única como profissional, podendo atuar em vários segmentos de eventos, e não somente naqueles que possuem deslocamentos. Essa pesquisa, que é desenvolvida nas cidades, para ganhar a concorrência para sediar um evento, fica muito mais rica e objetiva quando é feita por um profissional do turismo, ou seja, o turismólogo.
Chegamos ao fim de mais um texto da série das tipologias dos eventos…
No próximo texto iremos abordar os encontros técnicos e científicos, e contarei como foi o 23º Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acho que vocês vão adorar, foi ótimo!
Espero vocês até lá!
Outros posts da Série Eventos
Série Eventos Turismologia: classificação dos eventos (1/7)
Série eventos turismologia: Tipologia de eventos (2/7)
Série tipologia de eventos: Exposições (3/7)
Série tipologia de eventos: Encontros técnicos e científicos (4/7)
Série tipologia dos eventos: Cerimoniais (5/7)
Série tipologia dos eventos: Encontros de Convivência (6/7)
Série tipologia dos eventos: Competitivos (7/7)
Fontes: BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002 & Estratégias para os eventos, de Janaina Britto e Nena Fontes, 2006.
A palavra para definir sua personalidade é inquieta, sempre buscando respostas dos mais diversos assuntos. Incansável, adora trabalhar sobre pressão, e por isso escolheu o mundo dos eventos, que é imprevisível.