Uma introdução ao Turismo de Intercâmbio

Uma introdução ao Turismo de Intercâmbio

10 de Abril, 2018 0 Por Paula Marchesan

Intercâmbios é o tema desta terça no site Turismologia. Mais especificamente uma introdução a intercâmbios é o que vamos abordar hoje! E, por mais complexo que seja, é também dos assuntos mais apaixonantes (ok, vai, posso ser suspeita pra falar!) A verdade é que os intercâmbios tem sido minha vida profissional há vários anos e quase imediatamente após começar, também viraram minha paixão. Mas com o trabalho, veio a curiosidade e a necessidade de entender mais sobre o assunto; então comecei a estudar também. E entendi que quando uma pessoa faz um intercâmbio, existem muito mais variáveis envolvidas do que simplesmente aqueles aspectos que normalmente observamos; a começar pela profissão em que ele está inserido, o Turismo. Sabia que muitas pessoas ainda não sabem que as viagens de estudo são sim parte da atividade turística?

Mas hoje eu gostaria de começar a conversar com vocês sobre o básico do básico e adentrar nesse mundo exponencialmente maravilhoso que é o mundo das pessoas que moram fora do país temporariamente. Para começar essa introdução a intercâmbios com o pé direito vamos primeiro entender o que é um intercâmbio. Na definição do dicionário Priberam da língua portuguesa, o significado da palavra é:

  1. Troca, permuta.
  2. Estabelecimentode relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social, etc. entre nações ou instituições.

“intercâmbio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/interc%C3%A2mbio [consultado em 30-03-2018].

Mas na prática, é muito mais do que isso. Quero dizer, o significado da palavra parece quase pequeno demais. Pois no caso de um período morando fora do seu país de origem existe uma troca muito maior e mais intensa que é a troca de tradições culturais, a troca de sabores, de paladar, de perspectivas e de olhares sobre os mais variados temas. Nesse momento, existe uma absorção muito intensa de costumes e de um novo contexto que até então não fazia parte da rotina daquele ser. Existem também os choques culturais! E existe também o legado que se deixa no destino. Mas… acho que já estou me empolgando! Esse é assunto para os próximos textos. Voltemos…

Sendo assim, um intercâmbio pode ser definido como um período de trocas culturais, sociais e econômicas intensas, seja dentro ou fora do país, que está, necessariamente, imerso no contexto de relações recíprocas entre indivíduos, instituições, cidades e/ou nações.

Variações de um intercâmbio

A primeira diferenciação que eu faço é entre os intercâmbios públicos e os intercâmbios privados. Os intercâmbios públicos são aqueles financiados pelo setor público, ou seja, aqueles pagos, em parte ou na totalidade, pelos cofres do governo; e os ditos privados são os intercâmbios que tem como gestores a iniciativa privada – as empresas, ou as agências de viagens e intercâmbio. E essa é a principal característica que diferencia os intercâmbios disponíveis no Brasil hoje. Os intercâmbios privados também podem ter outro entendimento, como por exemplo, quando falamos dos pacotes de agências de viagem. Esses são totalmente pagos pelo cliente, ou futuro intercambista e também pode ser chamados de intercâmbios privados.

Acho importante destacar que, assim como em diversos segmentos, o setor público e a iniciativa privada podem dividir os custos de um intercâmbio e formar uma parceria mista. Esse tipo não é tão comum no país, embora a meu ver pudesse ser extremamente proveitoso (um dos mais conhecidos neste segmento, e a título de curiosidade nessa primeira introdução a intercâmbios, é o intercâmbio que o banco Santander proporciona).

Vale lembrar aqui que nenhum dos intercâmbios citados é mais importante ou melhor do que o outro. Eu costumo dizer sempre que a oferta de intercâmbios é enorme, oportunizando que muitas pessoas possam fazer um intercâmbio. Por exemplo, a nível mais prático, existem diferentes segmentos de intercâmbio, que são definidos pelos seus objetivos: estudo ou trabalho. E eles ainda se subdividem, tenha como exemplo os intercâmbios de estudo: existem aqueles intercâmbios de estudo de idiomas, ou de estudo em um ensino médio, faculdade, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, profissionalizantes e por aí vai. Os de trabalho variam desde estágios à trainees e assalariados – os chamados part ou full time.

É tão interessante quando a gente começa a perceber que um intercâmbio é um momento precioso de vivenciar outra cultura como se fosse a nossa própria que acabamos nos deparando com um mundo de possibilidades. Afinal, nesse mundo dos intercâmbios, estamos falando de diversidade, diferenças, cultura, tradições e uma série de outros temas fundamentais para a formação do ser humano. Na verdade, a gente passa a entender que o que sabemos de um intercâmbio nada mais é do que a ponta de um iceberg, não conhecemos ainda todos os efeitos e benefícios que ele pode causar. E conhecemos ainda menos a rede de conexões que ele tem por trás para que possa acontecer.

É por isso que aqui, duas terças-feiras ao mês, teremos um encontro marcado! Eu prometo me esforçar sempre para trazer conteúdo relevante e de qualidade; realizar pesquisas e procurar fazer esse encontro entre a teoria e a prática, no que diz respeito à intercâmbios. Mas sou uma eterna aprendiz, então seria bem bacana se vocês também contribuíssem e quisessem trocar experiências! Aqui nós vamos falar sobre o que são e quais são os tipos de intercâmbios existentes, qual é a importância pessoal dos intercâmbios, qual a importância dos intercâmbios a nível nacional, para o país e a sociedade, a superficialidade de alguns intercâmbios, um novo modelo de consultoria a intercâmbios, dentre outros tantos. E, claro, se vocês tiverem sugestões, dúvidas, propostas, sintam-se sempre à vontade para tomar um mate e me contar – também serve se quiserem comentar aqui embaixo!

Lembre-se de voltar amanhã! Teremos um artigo introdutório sobre o segmento Eventos!

Para qualquer contato, enviar e-mail para equipeturismologia@ gmail.com e se quiser seguir as redes sociais da empresa, o endereço para Instagram e Youtube é @_turismologia. E caso tenha dúvidas ou sugestões de assuntos, pode se sentir livre para comentar aqui embaixo… Queremos mesmo que você faça parte da nossa comunidade! Seja muito bem-vindo, cidadão do mundo 😊

Author: Paula Marchesan

Formação de Carreiras no Turismo, sou Mestre em Gestão de Turismo, fundadora da Escola de Turismólogos e do  Turismologia.

Com mais de 13 anos de experiência no Turismo, ofereço capacitação para empresas do Turismo, acelerando resultados e aumentando produtividade, através de palestras e treinamentos.